ESTE BLOG EXISTE para deixar bem claro à imprensa golpista, o PIG, e à direita hidrófoba que há gente de olho neles!

domingo, 25 de julho de 2010

Manchete de O Globo é velha de cinco anos

Por que dar ênfase a um relatório de QUATRO anos atrás? Ou será que o País não mudou nesses QUATRO ANOS?

Mais uma palhaçada do PIG que os artigos abaixo desmistificam.


Matéria do blog DO BRIZOLA NETO:

http://www.tijolaco.com/

julho 23rd, 2010 às 13:16






Este post é dedicado a você, leitor, que ainda tem algum tipo de fé no que os jornais publicam nesta época de campanha eleitoral.


Tratei desta matéria num post anterior, mas ainda não estava satisfeito, porque não tinha encontrado o relatório original da ONU para comprovar, sem nenhum tipo de dúvida, que o jornal dos Marinho tinha sonegado informações ao leitor e apresentado como se fossem atuais – apenas com algumas ressalvas quase imperceptíveis – dados antigos sobre a desigualdade social no Brasil para afirmar que o país tem o terceiro maior índice de desigualdade do mundo.
Claro que a desigualdade é imensa. É imensa e era ainda maior, construída por todos os governos que o jornal O Globo apoiou.


Mas o jornal praticamente escondeu o fato de que ela vem caindo no governo que ele combate, o Governo Lula. Uma frase perdida no meio da matéria e uma afirmação vaga num subtítulo não podem mostrar a verdade ao leitor: que a desigualdade caiu dos mencionados 0,56 para 0,515 em 2008 e, hoje, como a elevação do salário mínimo, já terá, com certeza, caído ainda mais.
É desonesto, sobretudo, porque há no documento da ONU (página 200 do anexo de dados) uma informação preciosa, que jamais poderia ter sido omitida: que a percentagem da população brasileira na faixa da pobreza caiu de 24,9% em 2004 para 15,7 em 2008. Você mesmo pode verificar no quadro que publico ao lado, reproduzindo um pedaço do gráfico da ONU. Ou será que O Globo não considera informação digna de registro que quase 10% dos brasileiros, cerca de 18 milhões de pessoas tenha saído da pobreza?


Eu não sou economista, nem tenho um exército de jornalistas para apurar as informações. Mas, como qualquer pessoa, posso perceber quando algo se choca com a realidade.


Ou será que o tijolaco.com é que está errado de ir verificar as informações que se passa aos leitores, em lugar de fazer simples sensacionalismo politiqueiro?


Desigualdade de renda do Brasil é enorme. Com a ajuda da Globo


Publicado em 23/07/2010


MATÉRIA DO SITE CONVERSA AFIADA, DO PAULO HENRIQUE AMORIM

http://www.conversaafiada.com.br/economia/2010/07/23/desigualdade-de-renda-do-brasil-e-enorme-com-a-ajuda-da-globo/





Na foto, o autor intelectual da desigualdade de renda

Saiu na primeira página do Globo e na página 33:“Brasil tem o 3º. pior índice de desigualdade do mundo”, segundo a ONU.A privação das mulheres e das mulheres negras é a pior.

NAVALHA




A manchete do Globo é do tamanho de um outdoor.


Tem o objetivo de desmoralizar o presidente Lula e a Dilma que instalaram as políticas sociais no centro de suas políticas.


É como se o Globo dissesse: eles são uns farsantes !


Fazem o Bolsa Família para isso.


Se a Carolina Brígido, a repórter que leu os dados da ONU tivesse consultado a urubóloga Miriam Leitão, mesmo a urubóloga teria sido capaz de recomendar leituras complementares.


Por exemplo, os estudos do economista Ricardo Paes e Barros, do IPEA, que mostram:


1) que a renda dos pobres aumentou;


2) a desigualdade diminuiu, SOBRETUDO NO GOVERNO LULA.


A urubóloga teria recomendado os estudos do profesor Marcelo Neri, da Fundação Getulio Vargas.


Foi ele, Neri, quem primeiro instalou na pauta da discussão a vertiginosa ascensão da Classe C.
Clique aqui para ler:


Em 1992, a classe média era um terço do total da renda brasileira.. Hoje, é mais de 50%.. Entre 2003 e 2008, 32 milhões de brasileiros, ou seja, metade da população da Franca, ingressou no conjunto das classes A, B e C. O principal fator dessa ascensão não foram os programas assistenciais, mas a renda do trabalho.. Entre 2003 e 2009 foram criados 8 milhões de empregos com carteira assinada.. Pode-se dizer também que essa é uma década da redução da desigualdade.. Entre 2000 e 2008 a renda dos 10% mais pobres da população cresceu 72%. Ou seja, o crescimento da renda dos pobres no Brasil é um crescimento de tamanho chinês.. A renda dos 10% mais ricos cresceu 11%.. Todo mundo cresceu.. É uma bolha?. Não, frisou Neri. Esse processo já dura cinco anos: de 2003 a 2008 a renda do brasileiro cresce 7% ao ano. Ou seja, não é bolha porque a renda sobe por causa do trabalho e porque os brasileiros passaram a estudar mais.. Trabalhar e estudar são coisas que ficam, não vão embora como uma bolha.. A queda na desigualdade é inédita.. No anos 60 o Brasil viveu o período mais desigual da sua história. O Brasil tinha a terceira pior distribuição de renda do mundo.. Hoje é o décimo. Quer dizer, é um país ainda muito desigual, mas se a desigualdade continuar a cair, será um país de desigualdade tolerável.. O importante é que o Brasil cresce em baixo. O crescimento econômico do Nordeste é igual ao da China.


E por que essa impressionante mobilidade vertical ?


Por causa do aumento real do salário mínimo.
Por causa do aumento do emprego.
Por causa da banqueirização dos pobres.
Por causa do aumento da escolaridade.
Por causa do Bolsa Família.


O que impede que a renda se distribua mais rapidamente ?


A Globo.


A Globo é contra qualquer política de intervenção social, a começar pelo Bolsa Família.
A Globo é contra o ProUni.
A Globo é contra as cotas raciais.


O Cardeal Ratzinger, o cérebro da Globo, Ali Kamel, é um especialista na matéria: ele é capaz de provar que as cotas raciais provocam desarranjo intestinal.


A desigualdade não cai mais rápido por causa do PiG (*).


E porque a elite brasileira – de que a Globo é o porta estandarte -, como diz o Mino Carta, é a pior do mundo.


Nisso, somos realmente campeões.

Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário